Pedale sempre com em-pa-ti-a #cicloolhar

Plaquinhas do Movimento @cicloolhar 

Coletivamente ou individualmente na mobilidade singular de ciclista, motivados pelo espírito histórico do modal bicicleta, ferramenta que nos ajuda na vivência de cada pedalada, entender a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa/ciclista. Se assim não acontece, algo está errado no nosso giro.

Quantos km de ciclofaixas ou ciclovias existem na cidade onde você pedala?

Existem bicicletários públicos e placas pró-ciclismo na sua cidade?

Ciclistas já morreram atropelados ou ficaram feridos na cidade onde você vive?

O seu grupo de ciclismo está exigindo das autoridades locais políticas públicas para o ciclismo?

Na maioria das cidades brasileiras de médio e grande porte não existem políticas públicas para o ciclismo, mesmo sendo fortemente visível a presença da bicicleta nas ruas, avenidas e estradas.

Presente na casa de pobres, ricos, negros e brancos, fato. A bicicleta nos ensina de forma pedagógica, (basta observar o trânsito nosso de cada dia), a nulidade da ação de quem insiste em valorizar o estrato social na comunidade ciclística.

Grupos de ciclismo que não exercem cidadania estão completamente omissos, anestesiados diante da realidade do ciclismo local, desconhecem o papel histórico da bicicleta/ciclismo, estão perdidos na trilha com pneu estourado, no giro dos falsos coletivos.

Os coletivos/grupos de ciclismo detém um poder espetacular de mobilização. Se assim não acontece na prática para exercer cidadania e exigir políticas locais para o ciclismo e promover o bem comum, temos um giro coletivo que parece estar sepulcro caiado, mesmo com toda beleza estética que um grupo de ciclismo tem quando está reunido para iniciar uma pedalada.

É um erro gravíssimo tratar o ciclismo somente como esporte. Andar de bicicleta é esporte e muito mais, é cultura, lazer, trabalho, estilo de vida, arte, música, natureza, transporte singelo das massas e suas infinitas possibilidades.

No ritmo e espírito da palavra (em-pa-ti-a), como gesto concreto, propomos que no próximo pedal, você dialogue com o seu grupo de ciclismo, sobre o conteúdo que refletimos aqui.

Dado Galvão, ciclista, documentarista, idealizador do Movimento @cicloolhar

maio/2023