CICLO-OLHAR?

Dado Galvão é documentarista, ciclista, residente em Jequié, cidade de aproximadamente 160 mil habitantes no interior baiano. Quando estudou pós-graduação em fotografia no Centro Universitário de Araraquara, Uniara, desenvolveu o projeto CICLO-OLHAR, inicialmente um laboratório fotográfico, audiovisual, experimental aberto, que absorveu o conteúdo programático da especialização em fotografia Uniara, trabalhando o olhar através da prática do ciclismo, abordando problemáticas sociais globais, por meio de performance, arte, vídeo, fotografia e meios digitais.

"Continuamos pedalando, fotografando, acreditando que a bicicleta é ferramenta de transformação social e pedalar é um ato político. Andamos de bicicleta e fotografamos, acreditamos no ciclismo humanizado, defendemos a simplicidade da bicicleta, praticamos cidadania", afirma Galvão, que concluiu o curso de especialização no final de 2018, o TCC - trabalho de conclusão do curso, teve como tema, Ciclo-Olhar: Análise da foto de quem anda de bicicleta e fotografa.

Hoje o Movimento @cicloolhar que nasceu da união entre teoria e prática, recebe foto(grafias) de ciclistas de várias regiões do Brasil, que são partilhadas no Instagram e Facebook #cicloolhar @cicloolhar. "Pensando globalmente e agindo localmente" o movimento intensifica ações para promoção de um ciclismo humanizado, preservando a simplicidade da bicicleta, estimulando o exercício da cidadania na defesa de políticas públicas para o ciclismo e o Bem Comum.  

 

novembro/2022