O ciclista que transporta e entrega comida passa fome. #cicloolhar

 Plaquinha do Movimento @cicloolhar inspirada na Campanha da Fraternidade 2023.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade responsável pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, realiza a CF - Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). (VEJA MAIS AQUI)

Para somar esforços na propagação de uma campanha com um tema tão urgente, importante e necessário, como uma ação concreta do ciclismo humanizado, cidadão, inspirados no cartaz da CF2023, criamos uma plaquinha do Movimento #cicloolhar na esperança de motivar ciclistas dos mais variados credos, coletivos de ciclismo a realizarem ações individuais ou coletivas de doações de alimentos para entidades locais de notoriedade engajadas no combate a fome.

Vemos na plaquinha do Movimento #cicloolhar o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros.

O(a) ciclista que transporta e entrega comida nas principais cidades brasileira também passa fome. (VEJA AQUI)

Em destaque contemplamos um bike-operário entregador que utiliza bicicleta, geralmente carregando uma bag (mochila para entregador), onde transporta comida e mercadorias, nas rodas da bicicleta, alusão aos pratos contendo talheres, o arroz e o feijão, alimento do povo, passam pela mobilidade cotidiana de homens e mulheres ciclistas que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros, mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”.  

Ao fundo uma plaquinha antibicicleta, simbolizando aquilo que é visível na maioria das cidades brasileiras,  a falta de políticas públicas para usuários(as) de bicicletas.

Com o celular em uma das mãos, que também é instrumento do cibertrabalho o(a) ciclista compartilha, mobiliza, dando vida e ação concreta a solidariedade guiada pela fé.

Dado Galvão, ciclista e documentarista, idealizador do Movimento @cicloolhar *Texto adaptado, alguns trechos extraídos do sites da CFFB Conferência da Família Franciscana do Brasil
e CF2023. março/2023