ILMAS CRISTINAS - CICLISTAS MULHERES #cicloolhar

 

 
Plaquinhas do Movimento @cicloolhar em lembrança da ciclista Ilma Cristina Teixeira  

Pedalar é um ato político, é uma ação de coragem, andar de bicicleta viabiliza infinitas possibilidades para nós seres humanos mulheres e homens.

Bicicleta, substantivo feminino, um veículo que potencializa nossa qualidade de vida em vários aspectos, cada vez mais utilizado por mulheres, das mais variadas formas, trabalho, lazer, esporte, formação de coletivos, cultura.

Sem políticas públicas para o ciclismo na grande maioria das cidades brasileiras, andar de bicicleta exige de mulheres e homens perseverança, especialmente das mulheres, que no giro de cada dia, testemunham na mobilidade ser externadas velhas raízes presentes na nossa sociedade, ontem e hoje, na relação entre homens e mulheres. Desrespeito, violências, cultura de posse, feminicídio).

A bicicleta é historicamente parceira de empedramento das mulheres, assim sendo, (refletimos juntos mulheres e homens no dia 8 de março, data dedicada pela ONU, desde 1970, ao dia internacional das mulheres, sobre como o desequilíbrio entre mulheres e homens, existentes na sociedade brasileira e também refletido/externado no trânsito nosso de cada dia com ações violentas).

É preciso mobiliz(ação) cidadã de mulheres, homens, participação concreta dos coletivos/grupos de ciclismo locais em defesa do equilíbrio, respeito na relação entre homens e mulheres, na defesa de políticas públicas para o ciclismo e para promoção do bem comum.

Para provocar nossa memória muitas vezes esquecida ou omissa, links abaixo de fatos desumanos ocorridos com ciclistas mulheres, se preferir, você poderá pedalar mais sobre o tema dando um google e girando em sites confiáveis. 

> Jequié - Bahia: Ciclista morre após ser atropelada por caminhão <

> Curitiba - Paraná: Mulher de bicicleta morre atropelada <

> Vitória - Espírito Santo:Mulher com bicicleta morre atropelada <

> Cabo Frio - Rio de Janeiro: Mulher de bike morre atropelada <

> Praia Grande - São Paulo: Mulher recebe 'tapa' nas nádegas enquanto pedalava sua bicicleta <

> Palmas - Paraná: Mulher cai de bicicleta após ser assediada enquanto pedalava <

> 'Muitas mulheres deixam de pedalar por medo de assédio' diz cicloativista sobre jovem que sofreu acidente após ser tocada por homem < Ciclista vítima de assédio no Paraná tem bicicleta furtada <

> Ciclista vítima de assédio no Paraná tem bicicleta furtada <


Dado Galvão é ciclista, documentarista, idealizador do Movimento @cicloolhar

março/2023