Concurso de redação gera reflexão sobre uso da bicicleta em Jequié, na Bahia #cicloolhar

(Na foto) Bruna Jesus Brito e a bicicleta que ganhou no concurso de redação promovido em escolas de Jequié (BA) - Ciclo Olhar

Caio Guatelli, CICLOCOSMO - FOLHA DE SÃO PAULO

Um concurso de redação promovido em escolas públicas de Jequié, interior da Bahia, estimulou alunos do ensino fundamental a refletirem sobre o uso da bicicleta no município. Durante duas semanas, a iniciativa do projeto Ciclo Olhar exibiu filmes e fotografias documentais sobre ciclismo e promoveu rodas de conversa para estimular o conhecimento dos estudantes.

O resultado saiu no dia 7 de dezembro e premiou o texto "Carta ao ciclista", produzido pela estudante Bruna Jesus Brito, de 15 anos, aluna da Escola Pública Municipal Corina Leal, localizada na zona rural de Jequié.

Em sua carta, a estudante exalta os benefícios da bicicleta ao cidadão e ao meio ambiente e critica a falta de políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta e protejam os ciclistas de sua cidade.

"Admiro muito quem pratica o ciclismo, pois além de ser um meio de transporte sustentável, traz também benefícios à saúde", escreveu Bruna, que, ao longo do texto pontuou a falta de bicicletários para trabalhadores e enumerou outras dificuldades enfrentadas por quem se locomove de bicicleta em Jequié: "A infraestrutura de nossa cidade, para o ciclismo, é algo de se envergonhar, porque há apenas alguns quilômetros de ciclofaixas que não atendem a real necessidade dos ciclistas, faltam sinalizações e mais respeito por parte dos motoristas".

Segundo o idealizador do projeto, o documentarista Dado Galvão, a carta de Bruna e dos outros estudantes serão enviadas ao prefeito e aos 19 vereadores e vereadoras de Jequié, com a intenção de sensibilizá-los por mais providências em favor da segurança e bem-estar dos munícipes que optam pelo uso da bicicleta.

"Esperamos que executivo e legislativo respondam com ações práticas", disse Galvão, que desde 2018 promove ações de conscientização da população de Jequié para o universo da ciclomobilidade.


Atualmente, a única estrutura cicloviária de Jequié fica na avenida César Borges, a mais movimentada da cidade. O projeto inicial previa uma ciclovia no local, mas a administração municipal a transformou em ciclofaixa (sem segregação física entre automóveis e bicicletas).

Segundo Galvão, nas outras avenidas e ruas da cidade sequer há placas para alertar os motoristas sobre a presença de um grande volume de ciclistas no trânsito local.

Procurada pela Folha, a prefeitura de Jequié não se manifestou

(Foto) Alunos da Escola Municipal Agnelo Teles de Menezes, em Jequié (BA), durante aulas preparatórias para o concurso de redação - Ciclo Olhar

Veja aqui no formato original, (disponível somente para assinantes da Folha de São Paulo).  

Movimento @cicloolhar março/2023