Bicicleta (na Escola) @cicloolhar #cicloolhar

Sílvia Regina (coordenadora pedagógica), Dado Galvão (Movimento @cicloolhar), 
Bruna Jesus (estudante), Aline Ferreira (diretora escolar)

Finalizada mais uma etapa do projeto @cicloolhar (na Escola), foi entregue (7/12), pelo Movimento @cicloolhar, para Bruna Jesus Brito, (15 anos), estudante do 9° ano do ensino fundamental, uma bicicleta de 21 marchas, com cestinha, capacete, iluminação, plaquinha refletiva e camisa do movimento. Bruna é discente da Escola Pública Municipal Corina Leal, localizada na Fazenda Velha, rodovia barragem de pedras, zona rural de Jequié - Bahia.

Duas escolas públicas municipais das comunidades da Barragem de Pedras participaram do projeto, a Escola Angelo Teles de Menezes, promoveu a participação de estudantes do EPJAI (Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosas).

ESCREVE PARA UMA(UMA) CICLISTA.

A carta da estudante Bruna foi selecionada como a mais reflexiva, por abordar temas que estão presentes nos conteúdos (textos, fotos e vídeos), disponibilizado para os estudantes no blog do projeto (BikeNaEscola.blogspot.com) e trabalhados nas salas de aulas pelas professoras e nos ciclo de diálogos que aconteceram, “quando partilhamos sobre o ciclismo humanizado, a defesa da simplicidade da bicicleta e o exercício da cidadania para promoção do bem comum”, afirma Dado Galvão, documentarista e ciclista, idealizador do projeto. 
 
Imagem digitalizada da carta escrita pela estudante Bruna

“A prática do ciclismo exige coragem e sabedoria (...) a infraestrutura da nossa cidade para o ciclismo é algo de se envergonhar (...) vemos que faltam políticas públicas (...) construção de bicicletários”. Descreve a estudante na carta. 


As cartas que foram produzidas pelos(as) estudantes serão entregues pelo movimento para ciclistas de Jequié. O projeto foi apoiado pela Lei Aldir Blanc, edital Resistência Cultural, com apoio financeiro do Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Prefeitura de Jequié, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Movimento #cicloolhar agradece o acolhimento dos(das) profissionais e estudantes das escolas que receberam o projeto.