Uma ação popular foi protocolada junto ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) com o objetivo de suspender a venda da Biblioteca Central Dr. Newton Pinto de Araújo, localizada na cidade de Jequié. O prédio público será vendido ainda nesta semana para a iniciativa privada.
A ação popular, assinada pelo advogado Abdijalili Pereira Belchot Filho, tem como parte representantes a Câmara de Vereadores de Jequié e do Poder Executivo. Eles justificam que a venda seria um “irreparável prejuízo sociocultural aos jequieenses”.
Em fevereiro deste mês, de acordo com informações do portal Jequié Notícias, o prefeito Zé Cocá (PP), em entrevista ao programa ‘Primeira Página’, da Rádio Povo FM, confirmou que os recursos arrecadados com a venda do prédio e de outros terrenos públicos, serão aplicados na ampliação do Centro Cívico Municipal, na área onde está localizada a sede da prefeitura.
O gestor teria dito também que tem a intenção de construir uma nova biblioteca em um outro endereço. “Facilitar a população resolver assuntos municipais em locais próximos e sair 100% da locação de imóveis particulares para funcionamento de órgãos municipais”
O prédio onde está instalada a Biblioteca Central, está localizado na Avenida Rio Branco, e foi adquirido na gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro (2005-2008) após uma negociação com uma rede de supermercados.
> Justiça determina suspensão de leilão que venderia prédio da Biblioteca Central de Jequié. <
Fontes: Bocão News, 03/04/2022 Atualização: Jequié Noticias, 04/04/2022