Enquadrados por variadas janelas.

Foto: Dado Galvão/Ciclo-Olhar

“A Televisão modificou radicalmente a nossa organização cultural ao levar os acontecimentos para a velocidade das imagens transmitidas e comentadas ao vivo. Para Derrick Kerckhove (1997), tal experiência alterou o nosso processo de cognição e reconhecimento do mundo”.

Hoje o processo de alteração da “cognição” e “reconhecimento do mundo” é bem mais amplo, com a integração dos recursos oferecidos pela cibernética e suas ferramentas, parelhos de telefone móvel cada vez mais moderno, com câmeras cada vez mais potentes. 

A Rede Globo de Televisão (líder de audiência no Brasil) realiza de forma intensa, diferenciada e inteligente, comparado aos seus concorrentes, a comunhão, integração e interatividade, entre o seu conteúdo de TV e Internet. 

O site/aplicativo, Globo Play reúne o conteúdo audiovisual produzido pelo TV, ficando disponível na internet, uma sacada muito inteligente na área jornalística, é a inserção nos intervalos comercias da emissora, de noticias, onde jornalistas jovens, vestindo roupas e com visual nada formal, transmitem noticias, tendo ao fundo a redação do G1 (site de noticias da Rede Globo)

Os meios midiáticos que enxergaram na velocidade da informação e interatividade proporcionada pela cibernética e suas ferramentas, deixaram suas janelas de variados tamanhos e linguagens, mais do que nunca enquadradas em nós.


Julho (2016)