Plaquinhas refletivas e reflexivas do Movimento @cicloolhar
A história de Nossa Senhora de Ghisallo, padroeira dos/das ciclistas, remonta a uma aparição da virgem Maria para um conde medieval que se refugiava de bandidos em uma capela na colina de Ghisallo, na Lombardia, Itália. A partir de 1949, o Papa Pio XII a proclamou padroeira dos/das ciclistas, e o santuário se tornou um ponto de romaria.
Origem da Devoção
A tradição diz que a devoção remonta ao século IX ou à época medieval, com a aparição da virgem Maria ao Conde Ghisallo, que o salvou de um ataque de bandidos.
A colina e, posteriormente, o santuário, receberam o nome de Ghisallo em honra ao conde.
A Proclamação como Padroeira dos Ciclistas
A colina de Ghisallo é um local conhecido por ser parte do percurso do Giro di Lombardia, uma importante prova do ciclismo italiano.
O padre da igreja local, Ermelindo Viganò, propôs que a virgem fosse declarada padroeira dos ciclistas devido à devoção que os ciclistas demonstravam na capela.
Em 13 de outubro de 1949, o Papa Pio XII reconheceu oficialmente Nossa Senhora de Ghisallo como a padroeira universal dos/das ciclistas.
O Santuário de Ghisallo
A capela, construída na sua forma atual em 1623, transformou-se no centro de peregrinação para ciclistas de várias partes do mundo. Paredes do santuário são adornadas com objetos deixados como oferendas, incluindo bicicletas, camisas, fotos, flâmulas, medalhas e troféus de ciclistas anônimos e famosos.
Dentro da capela, uma chama eterna arde em homenagem aos ciclistas que morreram.
Significado da Devoção
Nossa Senhora de Ghisallo é invocada como protetora não apenas dos/das ciclistas, mas também de viajantes, peregrinos e desportistas em geral.
No Brasil
O dia de Nossa Senhora de Ghisallo, padroeira dos ciclistas, é 13 de outubro, data que a festa nacional acontece no Brasil, anualmente, em Patos de Minas, Minas Gerais. O dia 15 de abril também é comemorado como o dia internacional dos/das ciclistas, sendo também uma data de homenagens à santa.
Conheça o movimento dedicado a Nossa Senhora do Ghisallo, no Brasil, clicando aqui.
Movimento @cicloolhar, outubro/2025