Voluntários estão usando bicicletas e triciclos doados pelo ACNUR para alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade ​​no leste da Ucrânia.



Voluntários e assistentes sociais receberam 228 bicicletas e 35 triciclos elétricos para visitar as comunidades 
localizadas perto da linha de contato no leste da Ucrânia. Foto: © ACNUR / Pavlo Pakhomenko 
 
Ievdokia Chepel é como muitas pessoas mais velhas no leste rural da Ucrânia, e sofre de problemas de saúde. O conflito de sete anos na região e, mais recentemente, a pandemia de COVID-19 agravaram a sua sensação de isolamento.

Durante décadas, ela trabalhou numa fábrica, mas aos 77 anos está aposentada e viúva. O seu filho morreu no ano passado, e ela raramente vê a sua filha e neta que vivem em Luhansk, a segunda maior cidade da Ucrânia, do outro lado da linha de contato que divide o território governamental e não governamental.

“Me sinto muito isolada e sozinha. É difícil viver sozinha”, disse em meio às lágrimas. Mas, desde o ano passado, a ajuda chegou de forma inesperada: sobre três rodas.

Tetiana Vasiukova carrega o seu triciclo elétrico com suprimentos em uma vila da região de Luhansk. Em seguida, ela visita as comunidades locais para prestar ajuda e companhia a residentes isolados.

Muitas das pessoas que ela visita foram deslocadas pelo conflito e outras, como Ievdokia, correm o risco de serem forçadas a deixar suas casas.

“Me sinto muito grata por Tetiana me visitar regularmente”, disse Ievdokia. “Ela está cuidando de mim e me ajudando. Isso me deixa muito melhor”. (LEIA MAIS AQUI)

Por: Victoria Andrievska em Stanytsia Luhanska, Ucrânia, ACNUR, out/21