Bicicleta e obesidade. Modelo de beleza, ciclismo urbano e gordofobia. Uma (necessária) reflexão sobre problemáticas que transcendem o mundo dos pedais. #cicloolhar

 Imagem cedida por Zize Bikes, una marca especializada em bicicletas para pessoas com sobrepeso. Ciclosfera.

Propomos um jogo simples: olhe ao seu redor. Quantas pessoas magras você vê? Quantos deles você diria que estão acima do peso? Quantos você poderia dizer que são claramente obesos? Com certeza, o número que você terá obtido ao fazer este breve exercício é alto. E não é algo acidental: o excesso de peso atinge 38,5% da população adulta espanhola (entre 25 e 60 anos), enquanto a prevalência da obesidade é de 14,5%. Os riscos são conhecidos: hipertensão, diabetes, doença coronariana ou acidente vascular cerebral estão relacionados à obesidade. Na verdade, uma alimentação inadequada é o fator de risco que mais causa problemas e é responsável por 21% das mortes evitáveis.

Gordo, orgulhoso e ciclista 

Marley Blonsky @marleyblonsky , uma jovem ciclista de Seattle (EUA), posa em frente à câmera com sua inseparável bicicleta. Ele começou a pedalar em 2014, e já o fez em países como Estados Unidos, Canadá, México, França, Bélgica, Cingapura, Hong Kong, Alemanha, Holanda e Suécia, ele nos recita de cor. Marley não é apenas uma ciclista experiente, ela também é gorda. E assim, com essa palavra, ele se define abertamente em seu perfil do Instagram . Em seu blog, Marley fala sobre ciclismo urbano, acessórios, alimentação e inclusão, palavra que considera fundamental.

“Muitas vezes, quando falamos sobre ciclistas, inevitavelmente pensamos em esportes”, disse Marley à Ciclosfera . “E mais especificamente, em homens magros vestidos de lycra. Mas a bicicleta é muito mais do que um esporte: é, antes de tudo, um meio de transporte. E nesse sentido temos que perceber que existem todos os tipos de ciclistas ”. 

Leia conteúdo completo produzido pela Ciclosfera, com tradução automática para português.

Leia conteúdo completo produzido pela Ciclosfera, no formato original, espanhol. 

23/05/21