#cicloolhar Documentarista Dado Galvão, conversa conosco sobre cicloativismo

JN: Você é conhecido pela atuação no audiovisual, principalmente no contexto sociológico. Atualmente está mais ligado ao ciclismo com um foco ativista. Conte um pouco dessa nova etapa da sua vida.

Dado Galvão: Devido aos reflexos da pandemia, paralisamos nossas atividades de campo da missão humanitária e cultural, a Missão Ushuaia ( www.MissaoUshuaia.org ), que é um projeto de documentário e ativismo que trabalha questões relacionadas aos refugiados venezuelanos e o exercício da cidadania MERCOSUL, com foco na situação sociopolítica da Venezuela. Nossa missão é reconhecida através da declaração (39/2019) do PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), como de interesse cultural e humanitário.

Paralelo aos trabalhos da Missão eu já tinha o hábito de pedalar, mas essa conexão entre o ciclismo e a técnica fotográfica é fruto de uma especialização em fotografia, que me fez pensar sobre o olhar do ciclista, como ele enxerga os lugares pedalando e a sua relação com esse ambiente que percorre. A partir daí criei o movimento Ciclo-Olhar, no qual analiso esses registros que podem ser acessados no blog www.CicloOlhar.blogspot.com onde partilhamos fotos enviadas dos ciclistas de todo o Brasil no instagram @CicloOlhar.  

(LEIA ENTREVISTA COMPLETA AQUI)

Fonte: Jequié Noticias, 27/03/2021