TEOLOGIA DE CICLISTA: CRISTOATIVIDADE É MOBILIDADE E FÉ.

Dado Galvão é documentarista idealizador do Movimento @cicloolhar

Como ciclista urbano vivendo em Jequié, cidade de aproximadamente 160 mil habitantes, no sudoeste do estado da Bahia, andando de bicicleta e observando alguns grupos de pedais na cidade onde moro e analisando fotos que recebemos de variadas regiões do Brasil, através do movimento (@cicloolhar), percebemos uma intensa relação entre o hábito de andar de bicicleta e a partilha, testemunho de melhora na qualidade de vida nos mais variados aspectos.

Diante do que observamos, quase cotidianamente na condição de ciclista curioso e, teólogo, (uma espécie de testemunha de testemunhos) do impacto positivo da bicicleta na vida de seres humanos e, mirando em algumas literaturas disponíveis no mercado, que decidimos pesquisa para fazer uma preliminar análise que denominamos como CRISTOATIVIDADE É MOBILIDADE & FÉ.

Inspirados no evangelho do apóstolo (João 10:10), que propaga que os ensinamentos de Jesus é fonte, ferramenta de qualidade de vida, principalmente na desafiadora vida terrena de tantas pedaladas, giros, trilhas e muitas fotos, onde sempre somos levados a crer que nela (vida) está toda alegria. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.
 
Vamos pedalar no ritmo de  Libanio, na sua obra Introdução a Teologia, para fundamentar o nosso pedal nos desfiadores caminhos e mistérios da fé.

"A teologia, no fundo, se resume em transpor para a linguagem a experiência de fé, como acolhida da revelação. Pelos dois lados, impõem-se a dimensão comunitária. A experiência da fé se realiza numa comunidade, já que a revelação lhe foi dirigida. E toda linguagem nasce da comunidade e dirige se à comunidade. A linguagem e a comunidade relacionam-se mutuamente, de tal modo que a comunidade cria a linguagem e a linguagem cria a comunidade". (Introdução à teologia - Perfil, enfoques, tarefas, 1996, p. 73).

@cicloolhar enviado por Juciane Araújo, Crateús - Ceará

Temos uma comunidade notoriamente universal onde a bicicleta nas suas infinitas linguagens é mais do que nunca o veiculo do futuro. A subcultura da bicicleta está presente no cotidiano das mais variadas cidades e classes sociais do Brasil e do mundo, andar de bicicleta vai muito além, como afirmou o escritor e ativista norte-americano Carlsson, no livro (Nowtopia: Iniciativas Que Estão Construindo o Futuro Hoje, Tomo Editorial, 2014), “andar de bicicleta é uma decisão política”. Soares, salienta na publicação A bicicleta no Brasil.

"Quem revisa a última década pode afirmar que o povo está dando a bicicleta de presente ao Brasil. A bicicleta é uma dádiva, sobretudo para quem vive em comunidades urbanas, pois ela desobstruí o espaço público, aumenta a segurança viária, tranquiliza nossas relações, economiza nossa renda e nossos impostos, nos dá autonomia e agilidade. Ela também é uma oferenda para a natureza, pois demanda pouquíssima matéria prima para fabricação, consome poucos recursos para sua infraestrutura viária, não empesteia o ar, é silenciosa e, misturando-se a ela, embeleza a paisagem". (A bicicleta no Brasil, Soares, 2015, p,8).

Andar de bicicleta vai muito além das mudanças físicas que comprovadamente são provocadas pela atividades físicas em seres humanos com aptidão para pedalar, sair do sofá, do marasmo, reunir energias para atividades que movimentem corpo e a mente, em um exercício de fé, naquilo que pelos mistérios da vida e da ciência acreditamos ser um exemplo real e concreto de CRISTOATIVIDADE, independente da fé professada. 
 
 @cicloolhar ciclista na igreja de São José, Barragem de Pedras de Jequié - Bahia
 
Vejamos um breve trecho dos testemunhos das ciclistas, Gisele Gasparotto e Chris Meliunas, ambos publicados na versão eletrônica da Revista Bicicleta.

"Quando comecei a pedalar, senti as mudanças físicas que a atividade física proporciona a qualquer pessoa que se dedica, entretanto, as maiores mudanças foram internas. E não me dei conta disso tão cedo, fui percebendo essas mudanças aos poucos. Acredito que me tornei um ser humano melhor. Melhor para mim principalmente e consequentemente, melhor para os outros. E, quando me deparo com depoimentos como o da Chris Meliunas (aluna da Lulu), sinto que estou no caminho certo, atendendo o meu chamado". (Revista Bicicleta, 15 fevereiro de 2020)

 
 @cicloolhar enviado por Graziela Batista, Cajazeiras - Paraíba

Segundo Soares, citando informações da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas/Aliança Bike, já no ano de 2015.

"As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Além de parques, trilhas e estradas, vemos o veículo, cada vez mais, nas ruas das cidades. Muitas vezes associada a um estilo de vida saudável, simples e livre, o uso da bicicleta tem sido cada vez mais impulsionado. Inúmeras prefeituras de grandes capitais nacionais adotaram a bicicleta e programas de incentivo à sua utilização. Assim, vemos que a sociedade passa a observar as bicicletas com olhos mais interessados, percebendo os benefícios que ela propicia". (A bicicleta no Brasil, Soares, 2015, p. 21) 

@cicloolhar enviado por Ellen Silva, Basílica de Nazaré- Belém/PA

Pedalando nas avenidas e trilhas da ciência teológica, motivado e provocado pela mobilidade & fé, observando a subcultura da bicicleta no Brasil e no mundo, na sua infinita diversidade, contendo a fé e, os benéficos por ela gerados na vida dos ser humanos que andam de bicicleta, especialmente na vivencia pré e quiçá logo, na pós-pandemia. 
 
É possível afirmar que o bom costume de andar de bicicleta estimula (mobilidade) que podem nos aproximar de Deus, transformando vidas humanas para melhor, naquilo que acreditamos serem os estímulos, movimentos do CRISTOATIVIDADE, observe o que afirma Libanio, em suas pedaladas que fundam fundamentar nossa Teologia de Ciclista.

"O conceito “teologia” situa-se numa sequência de movimentos que termina em Deus. Trata-se, antes de tudo de operação intelectual humana. Configura-se determinado tipo de saber, de conhecimento. Esforço de compreensão que a inteligência humana empreende. O Ser humano quer compreender sua fé. Pela fé, ele lança ponte intermédia que o liga a Deus". (Introdução à teologia - Perfil, enfoques, tarefas, 1996, p. 67)
 
@cicloolhar envido por Evandro Abreu, São Borja - Rio Grande do Sul

Convidamos você ciclista para partilhar o seu #cicloolhar sempre no espírito do CRISTOATIVIDADE, em um exercício de testemunho, fé e reflexão, seja você ciclista de qualquer crença ou religião.
 
Que nossa pedalada de partilhas, reflexões e provocação de fé, ajude a despertar mais ainda o CRISTOATIVIDADE que vive e pedala todos os dias com você.

Dado Galvão, ciclista, criador do Movimento @cicloolhar, documentarista, bacharel em Administração em Marketing, (UNIFTC) e Teologia de inspiração Católica, (UNINTER), especialista em fotografia, (UNIARA) e Produção Multimídia com Ênfase em Audiovisual, (PITÁGORAS/UNOPAR).

nov/2020