O Movimento Ciclo-Olhar está habilitado no âmbito do Prêmio Bicicleta Brasil 2025, iniciativa da sociedade civil, classificada na categoria cultura da bicicleta. "Com a publicação da Portaria nº 1.183, de 9 de outubro de 2025, que homologa e torna público o resultado definitivo da habilitação no âmbito do Edital nº 90001/2025 – Prêmio Bicicleta Brasil, as iniciativas habilitadas passam a fazer jus ao uso do Selo do Programa Bicicleta Brasil.
Em breve o conteúdo técnico das iniciativas habilitadas será publicado na página oficial no site do Ministério das Cidades.
O Selo do Programa Bicicleta Brasil objetiva reconhecer e divulgar as práticas que incentivam o uso da bicicleta no meio urbano e está previsto na Portaria n° 549 do Ministério das Cidades, de 12 de junho de 2024.
As instituições com o Selo, que tem validade de um ano, podem disseminar ainda mais sua experiência através do uso da marca e passam a compor uma rede dedicada a ampliar o uso da bicicleta como forma de deslocamento e, com isso, melhorar as condições de mobilidade nas cidades brasileiras.
É possível também obter o Selo através da homologação de participação no Prêmio Bicicleta Brasil.
Podem receber o Selo iniciativas que contemplem:
I - a criação de uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de deslocamento eficiente e saudável;
II - a redução dos índices de emissão de poluentes;
III - a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos e das condições de saúde da população;
IV - o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria do sistema de mobilidade cicloviária;
V - a inclusão dos sistemas cicloviários nas ações de planejamento espacial e territorial; e
VI - a conscientização da sociedade quanto aos efeitos indesejáveis da utilização do automóvel nas locomoções urbanas, em detrimento do transporte público e de alternativas não motorizadas".
São 434 iniciativas concorrendo à premiação. Agora é aguardar as próximas etapas.
