Julieta(s) seguem pedalando! #cicloolhar

Julieta Inés Hernández Martínez, foto: @pevermei

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) confirmou (6/1) a morte da ciclista e artista circense venezuelana Julieta Inés Hernández Martínez, (38 anos). Ela estava desaparecida desde 23 de dezembro, quando percorria em uma bicicleta cidades do interior do Amazonas.

Julieta foi encontrada morta (5/1) teve o corpo queimado, foi estuprada e enterrada em uma cova rasa. Os detalhes do crime foram revelados pelos acusados em depoimento à (PC-AM) no município de Presidente Figueiredo, que possui mais de 30 mil habitantes, números do IBGE, território onde ocorreu a barbárie.

Segundo o relatório policial, que a jornalista Adrisa De Góes, da Revista Cenarium Amazônia, teve acesso, o casal que assumiu a autoria do assassinato e tiveram prisões preventivas decretadas, foram identificados como Thiago Agles da Silva, 32, e Deliomara dos Anjos Santos, 29. Ambos moravam próximo ao local onde a ciclista estava hospedada, no Espaço Cultural Mestre Gato, localizado no Ramal do Urubuí, km 1 da BR-174.

Investigações, comandadas pela 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) , chegaram à dupla após partes da bicicleta de Julieta ser encontrada por um trabalhador em um matagal perto do local que funciona como ponto de apoio para pessoas que trafegam de bicicleta ou a pé pela rodovia.

Após ser interrogado pela polícia sobre o paradeiro da ciclista, Thiago, inicialmente, disse que ela havia passado a noite no espaço de hospedagem e seguido viagem, mas depois ele confessou o crime e mostrou onde o corpo de Julieta havia sido enterrado. Mesmo com a confissão, a versão do casal é divergente.

Descrevemos abaixo versões da barbárie para refletirmos nos pequenos detalhes das narrativas sobre os caminhos que potencializam violências.

 
Thiago Agles da Silva, 32, e Deliomara dos Anjos Santos, 29, foto: reprodução PC-AM.

Versão da acusada

“Em depoimento à polícia, Deliomara afirmou que o companheiro Thiago Agles estava há três dias usando drogas e ingerindo bebida alcoólica e, na madrugada do dia 23 de dezembro, por volta de 1h da manhã, ele planejou roubar o celular de Julieta, que estava com o aparelho celular na rede em que estava deitada, na varanda da residência.

A suspeita disse que o homem foi até a rede onde a vítima estava dormindo e exigiu que ela entregasse o celular. Depois, ele enforcou a vítima, a jogou no chão e mandou Deliomara amarrar os pés de Julieta. Em seguida, Thiago arrastou a artista para a cozinha da residência e começou a cometer abusos sexuais.

Ao presenciar a cena e com ciúmes da situação, Deliomara jogou álcool nos dois e ateou fogo. Com o corpo em chamas, Thiago correu e apagou as chamas com um pano molhado e foi ao hospital municipal em busca de socorro. Já a suspeita relata que amarrou uma corda no pescoço da vítima, que estava desacordada, e a arrastou para a área de mata, próximo à residência, e a enterrou”.

Versão do acusado

“Thiago Agles não confirma a versão de Deliomara. Ele relata que estava usando entorpecentes com a Julieta e que, em determinado momento, a esposa, com ciúmes, teria jogado álcool nos dois e ateado fogo. O suspeito confirmou à polícia que tem passagem na Justiça pelo crime de tráfico de drogas no Estado de Roraima e estaria residindo em Presidente Figueiredo há 7 meses.

O casal tem cinco filhos, sendo um bebê de dois meses. As crianças foram encaminhadas pelo Creas, ao Conselho Tutelar, aos cuidados de um familiar”.

 
Plaquinhas reflexivas do Movimento @cicloolhar

Julieta não morreu porque era ciclista, cicloviajante e artista. Mas a violência no trânsito brasileiro mata muitos/as ciclistas cotidianamente.

Julieta não morreu porque era migrante. Porém, levava na sua memória, compatriotas parentes, amigos, famílias brutalmente espalhados pelo mundo em busca da sobrevivência humana, reflexos da diáspora venezuelana, efeitos de uma ditadura cruel, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Venezuela é o país mais pobre da América Latina, no Brasil, os refugiados/as venezuelanos/as estão espalhados por todo território nacional. Dados de (2023) da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) sinalizam que mais de quatro milhões de refugiados e migrantes da Venezuela lutam para acessar necessidades básicas nas Américas.

Julieta não morreu porque era mulher. Contudo, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Em 2022, uma mulher foi morta a cada 6 horas, no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Julieta morreu porque o Brasil é um país perigoso. O direito de ir e vir (garantido na constituição brasileira) está completamente ameaçado pelas mais variadas formas de violências, organizações criminosas do narcotráfico, demarcam territórios em pequenas e grandes cidades brasileiras, pichações com siglas em muros, mortes violentas, controle de bairros, cracolândias nascem e externam o caos de um problema sem fim de segurança e saúde pública.

Julieta morreu na região mais pobre e violenta do Brasil. Estudo (2023) do economista Marcelo Neri, diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV Social), confirma o retrato já conhecido da pobreza no Brasil: os piores casos estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Seis Estados do Nordeste e seis do Norte estão entre os 12 mais violentos do Brasil, de acordo com informações (2023) do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Outras Julieta(s), infelizmente, estão morrendo agora. Os três poderes da república brasileira e seus agentes, parecem cada vez mais engessados, distantes em suas bolhas de poder, sem ações concretas e permanentes, diante de uma realidade cotidiana de violência que todos/as nós conhecemos ou já ouvimos falar, que atinge todo o território nacional. 

 
Julieta, uma palhaça cicloviajante, foto: @pevermei

Descrevemos parte da nota de pesar divulgada pela representação do ACNUR, no Brasil. (...) “Assim como muitas mulheres refugiadas e migrantes, Julieta levava sua arte, cultura e conhecimento a diferentes comunidades no Brasil. Nossos sentimentos estão com amigos e familiares de Julieta, especialmente aqueles que esperavam por seu retorno seguro ao país de origem”.

Quem escreve é Dado Galvão, ciclista e documentarista, idealizador do Movimento @cicloolhar. Vivo e pedalo em Jequié - Bahia, infelizmente considerada, a cidade mais violenta do Brasil, segundo o 17° Anuário Brasileiro da Segurança Pública.

janeiro/2024