2023: Sobe para quatro o número de ciclistas mortos em Jequié. #cicloolhar


Morreu segunda-feira (16/10) no HGPV - Hospital Regional Prado Valadares, em Jequié - Bahia, o ciclista e diácono evangélico da Igreja Shema, (Edilzo Souza Lima) conhecido carinhosamente como ("Nego") de (63 anos de idade), morador da Rua Francisco Pereira, no bairro popular do km 3.

O ciclista, que era muito religioso, pedalava há mais de 30 anos, foi atropelado por um caminhão caçamba, quando andava de bicicleta retornando do trabalho, na estrada da Fazenda Velha, nas proximidades de um motel, após a semana nacional de trânsito, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro.

Segundo informações dos familiares, ouvidos pelo Movimento Ciclo-olhar, "Nego" deu entrada no HGPV, na última semana do mês de setembro, com vários traumas pelo corpo, passando por cirurgias na coluna, em seguida, contraiu infecção.

Um boletim de ocorrência foi registrado pela família da vítima, que deixa 4 filhos, o motorista que conduzia o veículo de propriedade de uma empresa local do ramo de biscoitos, foi identificado pelas autoridades.

O corpo foi velado na Igreja Assembleia de Deus, no km 3, e será sepultado hoje (17/10) no Cemitério do Povoado de Santa Clara, zona rural de Jequié.

É o segundo ciclista atropelado e morto em 2023, na estrada da Fazenda Velha, região bastante frequentada por ciclistas, principalmente nos finais de semana, por ser um dos acessos para a barragem de pedras, ao longo da estrada também existem muitos bares. Em janeiro deste ano, Wilson Rios (64 anos) morreu quando pedalava na mesma região, o motorista fugiu do local e não foi identificado.

Este ano (quatro) ciclistas já foram atropelados e mortos em Jequié, quando andavam de bicicleta. Na cidade de mais de 150 mil habitantes, considerada a mais violenta do Brasil, pelo 17° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, não existem políticas públicas pró-ciclismo.

@dadogalvao Movimento @cicloolhar
outubro/2023